UMA VISÃO TRIDIMENSIONAL DO MINISTÉRIO

TEMPO DE RESTAURAÇÃO
07/07/2017
  O TEMPERO DA VIDA
08/07/2017

 

                    

O ministério cristão está eivado de desafios. Aqueles que foram chamados para esta nobre missão, pastorear as ovelhas compradas pelo sangue do cordeiro, devem estar sempre preocupados em fazer o melhor para que possam ser instrumentos úteis nas mãos do mestre. Dentro deste aspecto, todo pastor deve cultivar uma visão tridimensional do ministério cristão.

  • CONHEÇA SUA BÍBLIA

 

Isto parece redundante, mas o que tem de líder cristão que não conhece a Palavra a fundo não é brincadeira. Lembro bem que quando era adolescente, referíamos ao nosso pastor como o  homem que já leu a Bíblia 150 vezes !  Este é o primeiro passo para se conhecer a fundo as escrituras sagradas. Leia a Bíblia, leia toda a Bíblia, seja um exemplo de dedicação as escrituras para o seu rebanho.  Mas não basta ler.  Medite, estude, escave, busque referências, memorize.  Sature sua mente com a Palavra de Deus. Faça dela o seu livro de cabeceira. Molde sua mentalidade pelos princípios da Bíblia.

 

  • CONHEÇA A NATUREZA HUMANA

 

No ministério lidamos com pessoas, cheias de traumas, problemas e aspirações pessoais.  O Pastor que conhece a Bíblia mas não conhece a natureza humana corre o risco de ministrar no vazio. Jesus é a nossa grande inspiração neste quesito. Ele demonstrou conhecer a natureza humana como ninguém. Falou as necessidades do coração das multidões, por isso elas lhe ouviam encantadas. Os mestres da lei conhecia a Palavra, mas se separam das pessoas. Observe a natureza humana, leia livros na área de psicologia, se possível, faça cursos de aconselhamento, busque ferramentas para que o seu ministério seja relevante.

 

  • CONHEÇA O CONTEXTO EM QUE VOCÊ MINISTRA

Qual a sua visão para a cidade ?  Procure conhecer o contexto social em que você está inserido.  Ande pelas ruas, fale com as pessoas, busque conhecer a história de sua cidade, o perfil sociológico.  Seja um profeta de Deus para os desafios que permeiam sua comunidade.  Paulo, quando escrevia suas epístolas, geralmente as endereçava aos santos de Éfeso, de Colossos, de Filipenses. Nossas cidades se tornaram grandes centros urbanos marcadas por inúmeras necessidades. Como ministro de Deus, você não pode falar apenas para o seu rebanho. Você é pastor de sua cidade !  Visite as autoridades, ore por elas, crie projetos sociais e toque as pessoas de forma especial com a mensagem do Evangelho. Nossas cidades clamam, quem ouvirá este clamor ?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *