O LÍDER QUE FAZ A DIFERENÇA

O LÍDER E O USO SÁBIO DAS PALAVRAS
26/05/2017
AS BATALHAS EMOCIONAIS DO LÍDER
14/06/2017

O LIDER QUE FAZ A DIFERENÇA

 

“ Então eu lhes disse: vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruinas e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém para que não fiquemos mais nesta situação “  Neemias 2:17

Líderes surgem em tempos de crise. Quando as circunstâncias são desfavoráveis e o desânimo é geral, revela-se o espírito de liderança, que faz a diferença na transformação do status quo. Neemias é um exemplo de líder que influenciou sua geração. A Bíblia diz que os muros de Jerusalém estavam destruídos. Isto significava que a cidade estava vulnerável aos ataques dos inimigos. Além disto, por ser uma cidade santa, aqueles muros caídos levava os inimigos do povo de Deus a zombarem deles e por conseguinte fazerem pouco caso do Deus de Israel.

Durante 120 anos, após terem sido destruídos por Nabucodonozor, por ocasião do cativeiro na Babilônia, geração pós geração, ninguém teve a iniciativa de reerguer os muros. O povo de Deus estava como que anestesiado, vivendo o opróbrio e a vergonha impostos pelos seus adversários. Muros caídos falam de uma realidade espiritual negativa, da necessidade de restauração dos valores cristãos, da família e dos princípios da Palavra de Deus. Enquanto nossa sociedade está se desintegrando com a perdas destes valores, o povo de Deus continua omisso, como a geração de Neemias, de braços cruzados, sem iniciativa para fazer a diferença.

Neemias, após receber o relato de seu irmão, de como estava Jerusalém ( Neemias 1: 2,3) passou a orar e jejuar.  Esta realidade negativa tocou o coração daquele copeiro do Rei. Ele não permaneceu insensível, diante das notícias trágicas que envolviam o seu povo. Ao orar e jejuar, Neemias recebeu a visão de Deus, de liderar o seu povo na reconstrução dos muros de Jerusalém.

Todos os líderes que fizeram a diferença na história, foram impactados com uma visão que veio do céu. Vejam o que o site da JOCUM narra sobre sua fundação :           “Tudo começou quando um estudante universitário de apenas 20 anos resolveu passar um tempo em oração durante uma viagem que fazia pelas Bahamas como participante de um quarteto gospel. Enquanto encostava-se a sua cama ele enxergou o que hoje chama de “filme mental”. Ele viu ondas gigantes sobre um mapa do mundo. As ondas transformavam em milhares de jovens que se espalhavam por todos os continentes do mundo proclamando as boas novas de Jesus. Então Loren falou: pode falar, Senhor, estou ouvindo. Esta idéia radical de que jovens poderiam ser missionários pelo mundo todo ficou guardada com o Jovem Loren Cunningham. Quatro anos mais tarde, no ano de 1960, ele fundou uma organização onde aquela idéia radical estaria expressa até no nome; JOVENS COM UMA MISSÃO. Hoje Jovens com uma missão(JOCUM) é uma das maiores organizações cristãs missionárias do mundo. “ Vejam o quanto uma visão dada por Deus pode fazer a diferença. Assim foi com Neemias. Assim será com você !

Mas o líder que faz a diferença não pode ter somente a visão. Ela precisa ser somada  a ação. Neemias agiu, Alguém já disse que “tem poder quem age”.  A Nike tem um slogam interessante que diz:” Just do It” numa tradução aproximada é “ simplesmente faça “.  Se Deus colocou dentro do seu coração uma visão, busque sabedoria para elaborar um plano de ação, como Neemias fez, contagie outros com esta visão e mãos a obra. Em 52 dias Neemias concluiu aquilo que gerações de judeus haviam deixado de lado !. Que o Senhor Jesus te use para fazer a diferença neste momento da história e propiciar que o Reino de Deus avance ! Faça a diferença ! Na sua família, na sua igreja, no seu local de trabalho e na sua cidade ! Deus conta com você !

Pr. Ruimar Fonseca

 

Os comentários estão encerrados.