ESPERANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS

COMO ENSINAR OS MEMBROS A CONTRIBUIREM NA IGREJA
24/01/2017
A BENÇÃO DA ORAÇÃO
28/01/2017

ESPERANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS

Lamentações 3:18,16

Na Armênia, em 1988, viva um casal Samuel e Danielle e o filho Armand. No primeiro dia de aula do seu filho, Samuel se  agachou, olhos dentro de seus olhos e disse: filho, aconteça o que acontecer, o Pai sempre estará do seu lado.  Após deixar seu filho na Escola, Samuel foi para o seu trabalho, quando então, um forte terremoto abalou a cidade. Quando correu para Escola, viu o prédio em ruínas, vários pais chorando pelos seus filhos e escombros por toda parte.  Samuel localizou a região onde ficava a sala de seu filho e começou a cavar desesperadamente.  Um dos pais chegou e lhe disse: para com isto ! É pior, o prédio é frágil, se conforme, seu filho morreu. Ele afastou aquele pai e continuou retirando pedra por pedra. Trabalhou a noite inteira e o outro dia também. Um bombeiro chegou e tentou convencê-lo a parar, mas ele disse: Você vai me ajudar ? Até que um certo momento, quando retirou um escombro, ele ouviu o choro de uma criança e um voz abafada pedindo socorro!  Ele identificou que era o seu filho, continuou cavando com mais força, até que localizou o menino e disse: filho, vem eu vou te salvar.  O menino disse, não pai, deixa as outras crianças irem primeiro, porque eu disse a eles para não se preocupar que o Senhor viria me salvar, que eu poderia contar com o Senhor. Naquele dia, por causa de um Pai, quatorze crianças foram salvas daquele terremoto !

Se um pai humano pode fazer isto, imagine o nosso Pai celestial. Podemos contar com a fidelidade Dele, mesmo em meio aos escombros, tragédias e tempos difíceis.

livro  de Lamentações  revela o coração contrito do profeta Jeremias.Com uma poesia repleta de sentimento, Jeremias expressou sua tristeza ao ver a tragédia que assolava sua nação Jerusalém, a cidade de Deus, havia sucumbido diante dos babilônios. Atristeza e às lagrimas de Jeremias não

eram por sua própria perda, mas principalmente pelo pecado dos israelitas, que haviam escolhido rejeitar a Deus. No entanto, mesmo nesse período de sofrimento, havia esperanca.  Deus não havia abandonado o seu povo !  Ele continuava sendo fiel a sua aliança.

A Biblia a msg traduz o vers. 19, 20,21 : “ Nunca vou esquecer a desgraça  o gosto das cinzas, o veneno que engoli. Lembro-me de tudo – ah como me lembro ! O sentimento de chegar ao fundo do poço.  Mas há outra coisa que me lembro e, ao lembrar continuo agarrado à esperança “

A pergunta é: em meio a um tempo de crise, instabilidade, sofrimento, tragédias, como manter nossa esperança viva ?  O texto nos dá algumas pistas.

  • MUDE SUA PERSPECTIVA – v. 21

 

A Biblia a msg traduz o vers. 19, 20,21 : “ Nunca vou esquecer a desgraça , o gosto das cinzas, o veneno que engoli. Lembro-me de tudo – ah como me lembro ! O sentimento de chegar ao fundo do poço.  Mas há outra coisa que me lembro e, ao lembrar continuo agarrado à esperança “

 

A lembrança da fidelidade de Deus mudou as emoções do profeta. Enquanto ficamos olhando somente para os problemas, perdemos a Esperança, mas quando olhamos para o nosso Deus, renovamos nossa  força !

 

A incredulidade nos leva a enxergar Deus por meio das circunstâncias e isto provoca desespero, porém a fé nos faz ver as circunstâncias através da realidade do nosso Deus e isto nos traz esperança !

 

A.W Tozer escreveu : “ Esperança é a alquimia divina que transforma o metal ignóbil da adversidade em ouro”

 

Alguém sábio escreveu: “  Olhe para sí mesmo e ficará deprimido. Olhe para as circunstâncias e ficará angustiado. Olhe para o Senhor e será abençoado “

 

  • CREIA QUE NÃO EXISTE DOR QUE A GRAÇA DE DEUS NÃO POSSA CURAR – v. 22

 

Esta palavra misericórdia é citada 250 vezes no A.T e é um termo que pode ser traduzido como graça, bondade, perdão, verdade, compaixão e fidelidade.

 

Por mais difícil que parecesse a situação, a benignidade e aliança do Senhor estava  de pé, conforme v. 31, 32.

 

As misericórdias  são novas a cada manhã. Elas trazem a possibilidade de um novo dia. !

 

Cada novo dia nos traz a oportunidade de descobrirmos o amor de Deus e experimentarmos mais Dele. Mesmo em meio as dificuldades, Jeremias procurava sinais da misericórdia de Deus!

 

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmos 30:5

 

  • EM MEIO A NOITE ESCURA, VOCÊ PODE VER O BRILHO DAS PROMESSAS – v. 23

Este é o cerne do libro de Lamentações, a fidelidade de Deus.  Podemos confiar Nele e em suas promessas.

“ Nunca se esqueça nas trevas daquilo que Deus te disse na luz “

Abraão, num momento de desânimo de sua vida, foi desafiado por Deus a olhar para cima e ver o brilho das estrelas !

Adoniram Judson: Se Deus é Deus, nenhuma as suas promessas deixarão de serem cumpridas !

  • NENHUM SOFRIMENTO PODE TIRAR DEUS DE VOCÊ – v.24

 

Vem da idéia da Palavra que o Senhor deu a Arão em Nm 18:20 : “ Eu serei a tua porção”.  Deus é nossa maior riqueza.  Nenhuma circunstâncias poderá roubar Deus de você !

 

A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Salmos 73:26

 

Avó do Israel –  Não podem arrancar do meu coração !

 

  • NUNCA DUVIDE DO CARÁTER DE DEUS: 25

 

– Deus é bom !

Nossas circunstâncias e nossas emoções sempre mudam, mas Deus nunca muda ! Ele é sempre bom, misericordioso e bondoso.

 

Edificar a vida sobre aquilo que muda traz inquietação e insegurança. Mas edificar a vida em Deus traz segurança porque Ele nunca muda.

 

Não importa como você está se sentindo, Deus é sempre bom e cheio de  graça !

 

O Rei e o súdito

 

Os comentários estão encerrados.