DICAS DE COMO CONCLUIR BEM SEUS SERMÕES

7 RESOLUÇÕES PARA O NOVO ANO QUE TODO PASTOR DEVERIA FAZER
29/12/2017
5 SEGREDOS PARA OUVIR MELHOR O SEU CÔNJUGE
05/01/2018

                

Muitos pregadores esmeram-se para introduzir os sermões mas se esquecem da importância da conclusão. Sem uma boa conclusão a mensagem não produzirá o impacto necessário na vida dos ouvintes. Vejamos inicialmente 3 erros cruciais que muitos cometem ao concluir:

  • Somente resumir os pontos. Apesar de podermos usar o resumo como forma de conclusão, resumir por si só não é o suficiente para uma excelente conclusão.
  • Anunciar que vai concluir: O pregador jamais deve usar essa expressão: agora, vou concluir a mensagem. Esta expressão é desnecessária e tira o brilho da conclusão.
  • Não introduza novos conceitos e ideias: Se você pretende concluir então faça! Se introduzir elementos novos estará iniciando um novo sermão. Isso só faz confundir seus ouvintes.

Agora, vamos as dicas de como concluir de forma excelente:

  • Enfatize a pessoa de Jesus:

Não importa sobre o que você está pregando conclua sempre falando de Jesus. Spurgeon, o célebre pregador Londrino aconselhava seus alunos: “pegue um texto e trace uma linha reta até a cruz”. Seria muito bom que como pregadores pudéssemos seguir este sábio conselho.

 

  • Enfatize as emoções:

Este é o momento do sermão em que o pregador pode e deve explorar as emoções dos seus ouvintes. Até este momento da mensagem já foram expostos os argumentos lógicos e outros recursos. Agora é hora de suplicar, apelar, convencer seus ouvintes usando toda a intensidade possível de sua personalidade ungida pelo Espírito Santo.

 

  • Seja específico:

Busque uma resposta específica para que a verdade pregada seja praticada. Aplicações generalistas não produzem transformação. Você deve conduzir sabiamente seus ouvintes a fazerem a seguinte pergunta: e daí? Como posso aplicar estar verdades em minha vida?  Para isso precisamos ser diretos e específicos.

 

  • Apele para uma decisão:

Conclua suas mensagens procurando conduzir seus ouvintes a uma decisão em relação a Jesus. Por mais brilhante e bem elaborado que seja seu sermão se ele não induzir a uma decisão ficará faltando algo.

 

Pegue essas dicas e em sua próxima mensagem não se esqueça delas.  Elabore sua conclusão com excelência para que o seu sermão tenha impacto.

Pastor Ruimar Fonseca

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *