AS BATALHAS EMOCIONAIS DO LÍDER

O LÍDER QUE FAZ A DIFERENÇA
31/05/2017
  O EVANGELHO É A RESPOSTA
19/06/2017

 

 

Liderar não é fácil. Algumas pessoas acham que liderança é sinônimo de status e buscam a todo custo as luzes da ribalta para inflarem seus egos. Mas liderança se parece mais com um campo de batalha do que um lugar de festa. Não que liderar não seja uma experiência relevante e recompensadora. Ver outras pessoas crescendo e realizando debaixo de sua influência é algo grandemente recompensador. Mas todo líder sofre de ataques internos e externos, desafios extenuantes que acabam por minar suas fortalezas emocionais.  Vejamos algumas batalhas emocionais que todo líder enfrenta:

  • Desânimo:

 

Elias foi um profeta de grande envergadura na história de Israel. Desafiou Reis e confrontou profetas falsos.  Mas foi  pego  pela armadilha do desânimo. Desistiu de tudo, inclusive de sua própria vida( 1 Reis 19:14) .  Geralmente, líderes são pessoas que se doam e estão sempre focadas em dar o seu máximo de potencial para alcançar resultados. As lutas travadas no dia a dia podem gerar desânimo quando vem as decepções com liderados e os resultados ficam aquém do esperado.

 

  • Oposição e crítica:

 

Neemias recebeu uma visão de Deus para reconstruir os muros de Jerusalém.   Com este senso  de missão, motivou o povo de Deus a realizar uma grande façanha. Porém, teve que enfrentar os opositores.  Sambalate e Tobias vão aparecer quando você desejar realizar algo de importância para Deus.  Infelizmente, o diabo usa pessoas de dentro da organização para tentarem parar o líder motivado por uma visão. Certo comandante que estava para enfrentar um inimigo poderoso, foi questionado sobre sua estratégia de guerra. Ele respondeu: a quinta coluna.  Ou seja, infiltraria no exército inimigo homens do seu exército para confundir as linhas do adversário. Esta é uma estratégia muito comum do nosso adversário. Provocar a divisão para enfraquecer a liderança.

 

  • Inveja:

Davi foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel. Saul já havia perdido sua posição, porque Deus já o havia rejeitado. O jovem líder Davi sofreu perseguições terríveis tudo porque Saul ficou com medo que ele tomasse sua posição.  A inveja pode destruir os sonhos alheios e impedir que novos líderes possam nascer para liderar.  Todos nós precisamos blindar nosso coração contra este sentimento medíocre e pedir graça de Deus para superar o veneno da inveja destilado contra nossa liderança.

 

  • Medo:

Por causa do medo, toda uma geração morreu no deserto, dando voltas e não entraram na terra prometida. O medo tem o poder de paralisar uma pessoa e passa a ser um obstáculo para que ela   alcançe seu pleno potencial em Deus.  Mas a Bíblia diz que Deus não nos deu o “espírito de medo” ( 2 Timóteo 1:7).  O medo é um gigante que precisamos vencer se desejamos realizar grandes coisas para Deus.   O segredo para superar esses desafios emocionais é estar sempre em comunhão com Deus e reabastecer nosso” tanque emocional”, procurando momentos de descanso e lazer e cuidando bem de nossa saúde física e emocional. Precisamos acima de tudo, fortalecer-nos no Senhor e a na força do seu poder ( Efésios 6:10). Sendo assim estaremos preparados para vencer os obstáculos que querem afetar nossas emoções

 

 

2 Comentários

  1. Uma benção, para o meu ministério.

    Pastor Marcos de Souza.
    watssap 18991435195.
    Por favor, meu companheiro PR Ruimar, me envie estes estudos maravilhoso, pelo meu wats Sapp. Muito obrigado.

  2. Pastor Marcos de Souza.
    watssap 18991435195.
    Por favor, meu companheiro PR Ruimar, me envie estes estudos maravilhoso, pelo meu wats Sapp. Muito obrigado.