A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO

REFLEXÕES SOBRE A IGREJA BRASILEIRA
30/01/2017
A ORAÇÃO QUE DEUS RESPONDE
30/01/2017

                                  

1 Coríntios 12:12-27

Dentre as diversas analogias sobre a Igreja usada por Paulo, como por exemplo: família, edifício, lavoura, templo, noiva, nós temos a comparação com o corpo.

Em três de suas epístolas, Paulo usa a analogia do corpo, coríntios, Romanos  e Efésios – ele usa a palavra corpo 18 vezes neste texto

Isto significa dizer que Cristo, sendo o cabeça, se expressa através da Igreja. Ele ama , proclama, abraça, fala, e vive através da sua Igreja. Que privilégio e que responsabilidade temos !  Como corpo, somos as mãos de Cristo, os pés de Cristo, a boca de Cristo ao  mundo !

  • NÓS PERTENCEMOS UNS AOS OUTROS : v 12,13

 

Paulo tinha em mente as cisões e divisões na Igreja de Corinto.

Os grupos que formavam a Igreja, gregos, judeus, escravos, livres

Aquilo que era impossível acontecer dentro da sociedade de então,

Aconteceu na Igreja, através da ação do Espírito e do batismo.

Fomos gerados pelo mesmo Espírito, batizados pelo mesmo batismo, portanto fazemos parte do mesmo corpo.

Não existe mais de um corpo, mas um só corpo.

Hoje, em muitos lugares, temos uma ênfase no cristianismo individual, onde muitos pensam que não precisam da Igreja para  serem cristãos, se isolando da igreja local.  Precisamos reafirmar a importância da Igreja local como expressão do corpo de Cristo.

  • NÓS SOMOS DIFERENTES UNS DOS  OUTROS : V.14,20

A capacidade vital do corpo reside no convívio com as diferenças.

Somos um corpo composto por vários membros com funções diferentes.

Havia na comunidade de Corinto, algumas pessoas se sentindo inferiorizadas por causa dos seus dons. Outros estavam se julgando mais importantes por estarem sendo usados por dons mais preeminentes.

Não devemos nos comparar com ninguém. Todos são importantes segunda a função que foi estabelecida “ pela vontade de Deus ! v.18

Não precisamos ter inveja daquilo que os outros estão realizando, nem querer imitar porque devemos estar gratos e contentes com aquilo que somos e para o que fomos capacitados por Deus !

  • NÓS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS : v 21, 22

 

Paulo fala os órgãos internos e aqueles que precisamos cobrí-los com nossa  vestimentas.  Todos eles são fundamentais para o corpo.

Portanto, na Igreja, ninguém precisa ficar preocupado com visibilidade, destaque ou cargo. Aquela irmã de idade, que tem o ministério de intercessão é tão importante apesar de não ser vista, do que aquele que tem um cargo visto por  todos !

 

  • NÓS DEVEMOS HONRAR UNS AOS OUTROS : 24,25

Havia divisões terríveis na Igreja de Corinto ( “Em primeiro lugar, ouço que quando vocês se reúnem como igreja há divisões entre vocês … ) I Cor 11:18

Com o uso da analogia do corpo, Paulo chama a atenção daqueles crentes para a seriedade do assunto. Talvez alguns deles estavam menosprezando a importância da unidade, tolerando as divisões e intrigas entre eles.   Um corpo dividido seria o equivalente a morte e destruição.

Como isso poderia ser  enfrentado ? Através do amor e da mesma atitude de Deus ao dar honra aos membros menos visíveis. Esta também deve ser nossa atitude. Honrar a todos, principalmente aqueles que não são  valorizados mas que são importantes.

 

  • NÓS DEVEMOS CUIDAR UNS DOS  OUTROS :  26,27

 

Da mesma forma que, a enfermidade de um membro pode afetar todo o corpo, assim também devemos nos sentir tristes pela fraqueza dos outros e nos alegrar com a vitória do nosso  irmão !

 

A cabeça deve se preocupar com a infecção de um dedo porque isto pode afetar ela também

 

Isto é um fato. Não é algo que deve ser feito, mas que tem de funcionar assim, porque somos um corpo.

Os comentários estão encerrados.