7 RESOLUÇÕES PARA O NOVO ANO QUE TODO PASTOR DEVERIA FAZER

27/12/2017
                DICAS DE COMO CONCLUIR BEM SEUS SERMÕES
03/01/2018

 

 

Estamos para adentrar um novo ano. ´Tempo propício para reflexão sobre quais os resultados  que alcançamos , o que acertamos ou erramos em 2017.   Ao mesmo tempo, devemos planejar nossas metas e objetivos para 2018. Aqui deixo algumas diretrizes sobre resoluções sábias que todo pastor deveria fazer para ter um ano extraordinário.

  • Acorde mais cedo:

 

Colocar o relógio para despertar 1 hora antes pode fazer grande diferença na vida de um líder e em sua produtividade.  Aproveite este tempo de qualidade para tomar um bom café, ler a Bíblia, orar, escrever.  Com disciplina poderemos ir bem mais longe em nossos resultados

 

  • Leia mais:

 

O hábito da leitura é primordial para que você renove sua mente e tenha um ministério excelente.  O pastor que Lê com regularidade sempre terá pensamentos construtivos para compartilhar com seus liderados e se tornará uma pessoa mais atualizada, com conteúdo que fará a diferença na qualidade de sua liderança.  Quem lê cresce, aprende, se recicla e possui uma fonte inesgotável de sabedoria.

 

  • Passe mais tempo com sua família:

As muitas demandas do ministério podem fazer com que você se afaste de sua família e deixe de ter um tempo de qualidade com as pessoas mais importantes da sua vida.  Discipline seu tempo, reduza sua agenda, mas não deixe de dedicar tempo de qualidade para seus filhos e esposa. Quando você comparecer diante do trono de Cristo, sua primeira responsabilidade será dar conta de sua família. De que adianta você ganhar milhares de vidas e perder a de seus filhos ?

 

  • Cuide do seu corpo:

Se Deus te deu uma visão e um chamado, você precisa de saúde para cumprir. Não menospreze a importância do exercício físico, da alimentação e do lazer.  Faça caminhada, entre em uma academia, se possível, reserve um dia da semana para folga, desligue seu celular e renove suas energias.  A Igreja precisa de você bem em todos os sentidos: espiritual, emocional e fisicamente.

 

  • Faça reuniões objetivas:

Parece que alguns pastores resolveram parafrasear o versículo que diz: eu vim para que tenham vida e vida com abundância para eu vim para que tenham reuniões e reuniões com abundância !  Cuidado para não perder o seu tempo precioso e de outras pessoas com reuniões sem objetividade.   Hoje, com a tecnologia que temos ao nosso dispor, podemos substituir reuniões presenciais, trocar ideias pelo whatzap, enviar um email. Se for preciso fazer uma reunião tenha o objetivo dela bem claro, determine horário para iniciar e terminar.  Seus liderados vão agradecer !

  • Diminua os eventos:

 

Como pastores, somos viciados em eventos.  Carregamos a agenda da igreja e as ovelhas acabam estressadas, muitos recursos financeiros são desperdiçados e poucos resultados alcançados. Costumo fazer um trocadilho com a palavra e – vento, ou seja, as vezes é só vento !   É claro que precisamos de ter eventos em nossas igrejas, mas deveríamos diminuir o máximo possível e sempre pensar:  1- Qual o propósito do evento que faremos ?  Qual o público alvo ?  Quais os resultados que desejamos alcançar ?  Como faremos o pós-evento para que façamos avaliações ?

 

  • Discipule e treine novos líderes :

 

Como pastores somos treinadores.   Nenhuma atividade é mais produtiva e importante para um pastor do que formar novos líderes.  O melhor e mais eficiente método é o discipulado pessoal, relacional.  Foque nos jovens de sua igreja, chame-os para mais perto, traga inspiração para suas  vidas.  Estamos vivendo uma crise de novos líderes, por isso, você precisa focar neste ponto, e deixar um legado para as futuras gerações !

 

Estas são algumas das minhas sugestões.  Você pode acrescentar outras que julgue importante.  E que Deus te abençoe para que você coloque-as em prática !

 

Pastor Ruimar Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *