5  MODELOS DE IGREJA

  O EVANGELHO É A RESPOSTA
19/06/2017
    5 DICAS PARA UMA BOA INTRODUÇÃO DE SERMÃO
28/06/2017

                                     

 

 

A igreja é um organismo vivo que foi edificada sobre a Rocha que é Jesus para prevalecer diante das portas do Inferno.   Exerce um papel fundamental na edificação da vida daquele que se dispôs a seguir a Cristo. No decorrer dos tempos, infelizmente, por questões culturais e tradicionalismo humano, muitas igrejas locais tem perdido as características bíblicas de  uma comunidade saudável que reflete os valores ensinados por Jesus. Vejamos alguns tipos de Igrejas que desvirtuaram-se dos ideais de seu fundador, o Senhor Jesus Cristo e depois o modelo ideal que a Bíblia nos inspira

  • IGREJA DO OBA OBA:

 

São aquelas que vivem na superficialidade da vida cristã, oferecendo apenas diversão para seus membros. Carece de conteúdo da fé cristã e vive nos embalos dos eventos realizados periodicamente para entreter a membresia.  São igrejas que caem num ativismo frenético e estão sempre em busca de uma novidade que promova o encantamento de seus membros, a custa da verdade e da ética.

 

  • IGREJA CLUBE DE SANTOS:

Presas ao legalismo cego, vivem num gueto de “santidade” religiosa, mas acabam tolerando pecados mais sérios cometidos inclusive pelos líderes. São aqueles que, nas Palavras de Jesus, “coam um mosquito e engolem um camelo”.   Exerce um controle insano sobre a membresia, onde o Pastor é mais parecido com um “delegado” investigando e punindo a vida do povo.

  • IGREJA SUPERMERCAD0

Renderam-se a filosofia do mercado.  O que importa é o lucro a qualquer custo. Nenhuma prática é considerada sobre a luz das escrituras, mas o pragmatismo é pregado abertamente. O que funciona e atrai as massas é bem -vindo, ainda que carregado de sincretismo.  É o famoso pensamento de que “os fins justificam os meios”.

  • IGREJA REPARTIÇÃO PÚBLICA

São totalmente burocráticas. Não mudam nada e não desejam mudar.  Tudo é lento e penoso.  Nenhum processo de renovo é introduzido.  Tudo é sempre a mesma coisa. Cansativo e enfadonho. Bloqueiam o acesso das pessoas pelo excesso de regras e possuem uma estrutura arcaica superada pelo tempo.  Necessita de uma atualização em seus métodos para não perder nova geração.

 

  • IGREJA FAMÍLIA

Esta é a que mais parece com o modelo Bíblico. Os relacionamentos são valorizados, as pessoas ocupam uma importância acima das estruturas.  Reflete os valores da Igreja primitiva, onde  a comunhão era profunda.  Possuem estruturas leves que propiciam a membresia cuidado afetuoso e discipulado eficiente. São acolhedoras e atraem as pessoas por causa do calor humano e do amor cristão sempre presente.  Mais do que uma Igreja de eventos é uma Igreja de relacionamentos.  Incentivam a criação de grupos pequenos, onde os relacionamentos são mais próximos, fortalecem os laços familiares investindo pesado na edificação da família. Nossa sociedade precisa de mais Igrejas que sejam assim: uma família refletindo o amor de Deus em meio a esta sociedade adoecida. Que nos tornemos cada dia mais Igrejas família !

Pr. Ruimar Fonseca

Os comentários estão encerrados.