5 DICAS PARA UMA BOA INTRODUÇÃO DE SERMÃO

  5  MODELOS DE IGREJA
20/06/2017
TEMPO DE RESTAURAÇÃO
07/07/2017

            

 

 

O grande desafio dos pregadores nesta era pós-moderna, onde as pessoas cada vez mais estão com dificuldades de prestar atenção, é manter o interesse sobre o assunto que vai pregar.  Se fôssemos comparar um Sermão com uma casa, diríamos que a introdução seria a área, o local onde todos passamos para nos introduzir para dentro da casa.  Uma boa introdução tem o poder de prender a atenção dos ouvintes e pavimentar o caminho para o sucesso do sermão. Sem isto, o pregador corre o risco de falar no vazio e não atingir os objetivos da mensagem.

  • FAÇA PERGUNTAS:

Ao introduzir um assunto, elabore perguntas inteligentes sobre ele. Elas tem o poder de despertar a imaginação e “ligar” as pessoas para serem atraídas para o assunto que vão ouvir. Boas perguntas despertam a vontade, uma área vital para que a boa pregação alcance

 

  • CONTE HISTÓRIAS:

Todos gostamos de ouvir uma boa história.  Elas refletem a condição humana de várias formas. Jesus foi um grande contador de histórias. Suas parábolas são uma demonstração eloquente deste método de prender atenção das pessoas. Conte histórias pessoais, de outras pessoas, tiradas da literatura, da mídia e da vida em geral. Elas tocam o coração e despertam a curiosidade

 

  • RESOLVA UM PROBLEMA:

Ao fazer uma conexão  com um problema geral que assola a todas as pessoas, desperta-se o  interesse para conhecer a solução que é apresentada no corpo do sermão. Toda mensagem bíblica necessita de alcançar um objetivo, um propósito e resolver um problema. Fazendo assim, o pregador sábio manterá seus ouvintes atentos porque tocará em uma dimensão presente na vida humana.

 

  • ESCREVA:

Suas primeiras palavras no púlpito precisam ser bem elaboradas. Escrever a introdução pode ser um método eficaz para se ter mais segurança na hora de transmitir.  Ao escrever, o pregador poderá inclusive despertar seu instinto de criatividade e ser mais eficaz na arte de introduzir  os seus sermões.

  • SEJA BREVE:

Uma  introdução  longa deixa de ser uma introdução ! Deve ser breve o bastante para despertar o interesse e servir de propósito para adentrar ao tema do Sermão. Uma introdução longa cansa as pessoas e tira o foco do principal, que é a mensagem que será transmitida logo em seguida.

Vale a pena investir em uma boa introdução.  Seja diligente e criativo. Ore e busque a excelência em sua  pregação ! Deus será honrado e seus ouvintes agradecerão !

 

Os comentários estão encerrados.