CONFISSÕES  DA ALMA DE UM PREGADOR
08/07/2017
7 RESOLUÇÕES PARA O NOVO ANO QUE TODO PASTOR DEVERIA FAZER
29/12/2017

OS 7 HÁBITOS DOS PREGADORES EFICAZES

 

Pregar é uma nobre missão.  Pregar é também uma arte.   Deve ser cultivada com humildade e na dependência de Deus.  Bilhy Graham declarou um dia o seguinte: “ Se Deus tirar suas mãos de mim, meus lábios se transformarão em barro !”.  Todos os pregadores do Evangelho precisam de ter essa consciência de completa dependência de Deus.

Esse sentimento de dependência de Deus não deve excluir a busca pela excelência na pregação.  Portanto, reuni neste artigo, alguns hábitos que julgo necessário para que o pregador melhore cada vez mais sua pregação e alcance a excelência. Vamos lá !

  • Priorizam a pregação em seus ministérios:

 

Muito embora o pastor tenha inúmeras atividades que precisa cumprir, aqueles que atingem a eficácia na pregação, priorizam o púlpito porque entendem a importância de nutrir bem o rebanho com a Palavra de Deus

 

2 – Leem de forma disciplinada e constante:

 

A leitura é fundamental para aquele que deseja comunicar a Palavra com eficiência. Quem lê aprende e mantém a sua mente ocupada com pensamentos que vão enriquecer seus argumentos, vocabulário e conteúdo para serem pregadores eficazes.

 

3 – Possuem um arquivo de material.

 

O pregador deve desenvolver o hábito de arquivar todo material que encontre que julgue interessante para os seus sermões. Ilustrações, citações, artigos, pensamentos inspiradores, conteúdo de matérias teológicas, etc.  Como fazer esse arquivo cada um tem a sua preferência. Pregadores  sábios  colecionam bons materiais que serão úteis na preparação de seus sermões.

 

4- Estudam a Bíblia sistematicamente, não somente para pregar.

 

Bons pregadores encharcam-se das escrituras.  Saturam a mente com a Palavra de Deus.  Não estão preocupados em estudar somente para pregar. Fazem isso independentemente da obrigação de falar aos outros.  Neste assunto, indico um excelente livro , do Pastor Rick Warren – 12 Maneiras de estudar a Bíblia sozinho, que está inclusive disponível na internet.

 

5- Buscam aprimorar a comunicação

 

O pregador é um comunicador.  Portanto, precisa se esmerar neste assunto.  Ouvir outros bons oradores, fazer um curso de oratória, ler livros que dão dicas de como comunicar melhor são tarefas imprescindíveis para o pregador que queira melhorar nesta área.

 

6- Planejam suas mensagens com antecedência.

 

O planejamento do calendário de pregação é algo preponderante para um púlpito rico e excelente.  Principalmente para pastores que precisam estar sempre transmitindo novas mensagens a cada semana para o mesmo público.  Se você sabe o que vai pregar daqui a 3 meses, sua mente já estará engajada na busca de material e antenada para enriquecer sua pregação.

 

7 –  Buscam feedback dos seus ouvintes e pessoas próximas

 

Estava pensando em terminar este artigo com a necessidade da oração, porém isso é condição básica para sermos pregadores eficazes. Subtende-se que o pregador deve orar !   Mas um hábito interessante é buscar o retorno de suas pregações, com pessoas próximas ou ouvintes da sua congregação que você tem liberdade para isso.  Não é fácil se submeter ao exame de outros, mas faz toda a diferença.  Tenha coragem, vale a pena.

 

Que você possa cultivar esses hábitos e buscar outros que o levem a crescer em sua habilidade de transmitir a Palavra de Deus. O destino na eternidade de muitos dependem  disso !

Ruimar Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *